Apresentação

O curso de Biologia da UFPA é oferecido em duas modalidades: Licenciatura e Bacharelado.

Licenciatura plena em Ciências Biológicas

Licenciatura plena em Ciências Biológicas (Resolução CONSEP no 3.366/2005 em 21/10/2005): objetiva a formação de profissionais para atuar no ensino Fundamental e Médio, além de atuar em pesquisa básica e aplicada. Além do curso regular de graduação, os alunos podem realizar estágios em pesquisa e/ou extensão, no que chamamos de iniciação científica, uma das mais diversificadas da UFPA, com estágios na própria UFPA, mas também em outras instituições (MPEG, UFRA, Embrapa, Hemopa, etc).
As duas modalidades do curso sofreram reforma de seu projeto pedagógico e estrutura curricular em 2000, que procuram formar alunos com reforço na formação do biólogo enquanto profissional que irá atuar em instituições de ensino. Na licenciatura, o projeto prevê disciplinas pedagógicas desde o inicio da graduação, realização de 400 horas de estagio rotatório/estágio em docência (curricular), atividades complementares de caráter optativo e divide todo o conteúdo do curso em quatro eixos temáticos: OS SERES VIVOS E O MEIO AMBIENTE, BIODIVERSIDADE, INSTRUMENTAÇÃO E CONHECIMENTO PEDAGOGICO.
A UFPA oferece anualmente duas turmas de Licenciatura, via processo seletivo. Para a turma matutina, a duração do curso é de 4 anos, enquanto que para a turma noturna, a duração é de 5 anos.
Em ambas as modalidades, após o termino da graduação o aluno obtêm o título de BIÓLOGO e pode ingressar em curso de Pós-Graduação, a fim de se aprofundar em uma área de Ciências Biológicas.

Bacharelado em Ciências Biológicas

Bacharelado em Ciências Biológicas (Resolução CONSEP no 3.366/2005 em 05/08/2005): O Bacharelado em Ciências Biológicas objetiva formar profissionais para atuar em pesquisa básica e aplicada e no ensino superior. Além da graduação, os alunos também podem realizar estágios sobre a orientação de um professor. O estagio pode ser voluntário ou com bolsa de iniciação cientifica existente na instituição.
No curso de Bacharelado, o novo projeto pedagógico visa reforçar a formação do biólogo em ecologia, biodiversidade e evolução, estimulando a participação do aluno em pesquisa. Desse modo, prevê a realização de estágios rotatórios desde o início do curso, além de atividades complementares de caráter optativo, aulas de campo e divide todo conteúdo abordado em três eixos temáticos: OS SERES VIVOS E O MEIO AMBIENTE, BIODIVERSIDADE, INSTRUMENTAÇÃO e VIVÊNCIA PRÉ-PROFISSIONAL.
O curso de Bacharelado é ofertado no turno vespertino, sendo que as atividades de estágio são ofertadas no horário matutino.

Estágios Rotatórios

Consistem em diversos estágios obrigatórios ofertados por diferentes laboratórios de pesquisa, ensino ou extensão, dentro do próprio ICB ou em Instituições parceiras de fora da UFPA. Objetivam:
-  Conhecer as diferentes atividades de pesquisa, ensino  e extensão desenvolvidas nas diversas áreas da Biologia.

Estágios em Docência

- atividades de ensino-pesquisa nos núcleos de aplicação da UFPA, Escola de aplicação e NPADC (IEMCI), ou em escola pública. A prática possibilita tanto a iniciação à docência quanto a formação continuada dos professores da escola adotada.

Atividades Complementares

Valoriza-se, além do conhecimento regular oferecido pela estrutura curricular, o conhecimento opcional, atendendo as aptidões e/ou necessidades individuais, tais como participação em excursões e reuniões; atuação em projetos de pesquisa ou extensão; apresentação de trabalhos em reuniões científicas; publicações de artigos científicos; premiações, etc.

Oportunidades na Pós-Graduação

Após a integralização do curso, a grande maioria dos nossos alunos ingressa em diversos Programas de Pós-Graduação, ofertados pelo ICB ou por Instituições parceiras e de fora do Estado.
No ICB, existem os seguintes programas, todos regulamentados e bem avaliados pela CAPES:
[Você pode criar um folheto profissional usando este modelo. Veja como:]
1.    Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários
2.     Genética e Biologia Molecular
3.     Neurociências e Biologia Celular
4.     Zoologia (ICB-MPEG)
5.     Ecologia Aquática e Pesca (ICB)

Onde pode atuar o biólogo?

Profissão das mais valorizadas e diversificadas no Mercado, existem muitos nichos de atuação para o professional, entre os quais, podemos citar: Pesquisas básica e aplicada nas diferentes áreas da Biologia; Administração, curadoria;  Gestão ambiental; Ecoturismo, criadouros, educação ambiental; Consultoria – controle de qualidade ambiental; Perícia, auditoria, avaliação de riscos ambientais; Saúde – controle de pragas/zoonoses; Biologia forense; Docência